segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Interfaces da memória de secundária

Porta série
As portas série representam os primeiros interfaces que permitiram aos computadores trocar informações com “o mundo externo”. O termo série designa um envio de dados através de um fio único: as bits são enviadas umas a seguir às outras (consulte a secção transmissão de dados para um curso teórico sobre os modos de transmissão).
Velocidade 115.200 bit/s
Surgiu em 1969 pela IBM
Comunicação em serie
Destina-se a modems, ratos, impressoras, scanners etc...


Fig.1- Porta Série

Porta Paralela
A transmissão de dados em paralelo consiste em enviar dados simultaneamente sobre vários canais (fios). As portas paralelas presentes nos computadores pessoais permitem enviar simultaneamente 8 bits (um byte) através de 8 fios.
Velocidade 50 a 100 KB/s.
Surgiu em 1981 pela IBM
Comunicação em série
Destina-se a scanners, câmeras de vídeo, unidade de disco removível entre outros.


Fig.2-Porta Paralela
USB
Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.


Fig.3-USB

FireWire
O FireWire é uma interface serial para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real. O FireWire pode ser considerado uma tecnologia sucessora da quase obsoleta interface paralela SCSI.
Velocidades 786,432 Mbit/s
Data de lançamento 1990
Comunicação em serie
Fig.4-FireWire

e-SATA
O eSATA (external SATA) é um padrão de conector SATA externo, que mantém a mesma velocidade de transmissão. As placas-mãe mais recentes já estão vindo com conectores eSATA embutidos, mas também é possível utilizar uma controladora PCI Express, ou mesmo PCI. O eSATA está sendo usado por diversos modelos de gavetas para HD, substituindo ou servindo como opção ao USB. A vantagem é que você não corre o risco do desempenho do HD ser limitado pela interface.
Velocidades 150 MB/s
Data de lançamento 2004
comunicação em serie
Destina-se a ligar discos sata externos.


Fig.5-e-SATA

Light Peak
Light Peak é uma interface de cabo óptico projetado para conectar dispositivos em um barramento periférico.
Velocidade 10Gb/s
Data de Lançamento 2009
Comunicação em serie


Fig.6- Light Peak

Sem comentários:

Enviar um comentário