quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Memória Cache

A memória cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento que pode ser demorado, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos tendo desvantagem o custo.


Fig.1 - Pirâmide da Memória Cache

Tipos de memória Cache

Cache Primeiro Nível (L1)

O cache primário, ou L1, fica embutido no próprio processador e é rápido, justamente para poder acompanhar o processador. Este é o tipo de memória cache caro. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 é dividido em dois níveis: dados e instruções.

Cache Segundo Nível (L2)

O cache secundário, ou L2, é um tipo bem mais barato, porém muito mais lento. O cache secundário é utilizado como complemento ao primário e contém muito mais memória que o cache L1.A memória cache L2 é um dos elementos essenciais para um bom rendimento do processador mesmo que tenha um clock baixo.

Cache Terceiro Nível (L3)

Este tipo de cache utilizava o cache externo presente na como uma memória de cache adicional. Ainda é um tipo de cache raro devido a complexidade dos processadores actuais.


Componentes onde é aplicada

Existem actualmente dispositivos que dispõe de cache, sendo as unidades de disco e dispositivos multimédia os casos mais típicos. No caso das interfaces de disco a quantidade de cache chega a atingir os 16 MB.



Sem comentários:

Enviar um comentário