quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Endereçamento de memória

Na figura abaixo vemos que a porta NE superior terá nível 0 na saída, e com isto, as chaves controladas nas entradas do flip-flop estarão fechadas configurando assim um flip-flop tipo D, ao mesmo tempo a porta NE inferior terá um nível 1 na saída fazendo com que a chave de saída do flip-flop esteja aberta de modo que o sinal presente em D esteja conectado à entrada do flip-flop e seja então armazenado.



Fig.1- Célula básica de memória


Na imagem abaixo Vimos que uma memória armazena ou acessa informações, por meio de endereços, em lugares denominados localidades de memórias. Para o acesso a estas localidades, o bloco possui uma série de terminais de entrada de endereços que são ligados a um conjunto de fios denominado barra de endereços. Para a entrada e saída dos dados, o bloco possui uma série de terminais ligados à barra de dados.




Fig.2 - Endereçamento



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Arquitectura de Von Neumann Vs Arquitectura Harvard

A diferença mais importante é que enquanto que na arquitectura de Harvard se controlam por separado a memória de dados e a memória de programas, à arquitectura de Von Neumann se utiliza o mesmo espaço de memória para as duas aplicações.
Em um computador baseado na arquitectura von Neumann, a CPU pode tanto ler uma instrução ou ler/escrever um dado da/para a memória. Ambos não podem ocorrer ao mesmo tempo, pois a instrução e o dado utilizam o mesmo sistema de barramento. Por outro lado num computador usando arquitectura Harvard, a CPU pode ler uma instrução e executar um acesso de dado na memória ao mesmo tempo, mesmo sem um cache




Fig.1- Arquitectura de Von Neumannn Vs Harvard

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Arquitectura de Computadores

É a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitectura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado. A arquitectura é frequentemente definida como o conjunto de atributos da máquina que um programador deve compreender para que consiga programar o computador específico com sucesso.


Fig.1- Arquitectura de Computadores


North Bridge

O northbridge (em em português: ponte norte), também conhecido como memory controller hub (MCH) em sistemas Intel , é tradicionalmente um dos dois chips que constituem o chipset numa placa-mãe de PC, sendo o outro o southbridge. Separar o chipset em northbridge e southbridge é comum, embora existam instâncias raras em que ambos são combinados num único die quando a complexidade do design e os processos de fabricação o permitem.


South Bridge

O southbridge (em português: ponte sul), também conhecido como I/O Controller Hub em sistemas Intel , é um chip que implementa as capacidades mais "lentas" da placa-mãe numa arquitetura de chipset northbridge/southbridge. O southbridge pode ser geralmente diferenciado do northbridge por não estar diretamente conectado à UCP. Em vez disso, o northbridge liga o southbridge à UCP.


Fig.2- Esquema do North/South Brigde numa placa mãe


Resumo:

Um chipset é um conjunto de chips que trabalham em conjunto e que são geralmente comercializados como um produto único.

North Bridge é um dos dois chips que constituem o chipset numa placa-mãe de PC.

South Bridge é um chip que implementa as capacidades mais "lentas" da placa-mãe numa arquitetura de chipset northbridge/southbridge.

FSB é um barramento que transporta dados entre a CPU eo northbridge.

DMA permite determinados subsistemas de hardware no computador para acessar a memória do sistema para leitura e / ou escrita sem passar pelo processador.







segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nanotubos

Nanotubos de carbono são estruturas cristalinas (cilíndricas) formadas por átomos de carbono com hibritização sp2 de seus orbitais.Os nanotubos de carbono conseguem transportar e armazenar uma carga eléctrica maior do que outras estruturas de carbono pelo facto da sua estrutura microscópica aumentar a quantidade de superfície disponível. Possui alta resistência a tensão mecânica. Os nanotubos de carbono são condutores ou semi-condutores, podendo ter aplicações em circuitos micro e nano-eletrônicos. Segundo algumas experiências feitas por cientistas japoneses, que resolveram borrifar uma folha com água e juntamente com nanotubos de carbono, conseguiram fazer com que uma lagarta, depois de comer um pouco da tal folha, fizesse um fio de seda mais forte que o aço. Com estas experiências, esses cientistas descobriram também que com esse fio de seda, conseguiriam fazer peças de roupa à prova de bala.



Fig.1 - Animação de um nanotubo de carbono




Mas para que servem os nanotubos de carbono?

Dependendo da maneira com que os átomos de carbono estão dispostos na estrutura, o CNT pode ser condutor ou semicondutor. Um nanotubo condutor é até 1000 vezes mais eficiente na transmissão de electricidade do que os fios de cobre utilizados actualmente. Já um nanotubo semicondutor, por suas dimensões reduzidas, pode ser utilizado para incluir em objectos de dimensões mínimas circuitos electrónicos refinados.Também a construção de nano processadores capazes de substituir os chips produzidos actualmente, feitos com silício. Nanotubos de carbono poderão ser usados na indústria têxtil, substituindo outras fibras na composição de tecidos de alta resistência.Ainda contando com a extraordinária resistência à tensão dos nanotubos, estes poderão ser utilizados na construção civil, substituindo cabos de aço.




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Circuitos Integrados

Um circuito integrado é um circuito electrónico que é produzido num mesmo processo, sobre uma substância comum semicondutor de silício que se designa vulgarmente por chip.Os circuitos integrados são usados em quase todos os equipamentos electrónicos constituídos por um conjunto de transístores, díodo, resistências e condensadores.



Fig.1- Circuito integrado mais conhecido por pastilha (chip, em inglês) e é muito pequeno.

Tipos de encapsulamento

Os principais tipos de cápsulas utilizadas para envolver e proteger os chips são basicamente quatro:

-Cápsulas com dupla fila de pinos (DIL ou DIP – Dual In Line)
-Cápsulas planas (Flat-pack)
-Cápsulas metálicas TO-5 (cilíndricas)
-Cápsulas especiais










Fig.2 - Cápsula DIP









Fig. 3 - Cápsula Flat - pack












Fig.4 - Cápsula TO-5








Fig.5 - Cápsula SIL









Fig.6 - Cápsula Quad

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Circuitos integrados TTL e CMOS

TTL significa Transistor-Transistor – Logic (Lógica Transistor-Transistor). A tensão de alimentação se restringe a 5V contínuos, tendo, porém, uma faixa de tensão correspondente aos níveis lógicos 0 e 1. Os transístores bipolares permitem maior rapidez (maior frequência), mas à custa de maior consumo.


Fig.1 - Esta figura apresenta um circuito eléctrico utilizando tecnologia TTL.



CMOS significa Complementary Metal Oxide Semiconductor (Semicondutor de Óxido-Metal Complementar). A tecnologia MOS é normalmente a preferida para a implementação de circuitos mais complexos, quer por apresentar menores requisitos de área por transístor, quer por apresentar menor consumo.
As características principais desta família são o reduzido consumo de corrente (baixa potência), alta imunidade a ruídos e uma faixa de alimentação que se estende de 3V a 15V ou 18V dependendo do modelo.


Fig. 2 - Esta figura apresenta um circuito eléctrico utilizando tecnologia CMOS